*
(PT)
IDEIA / CONCEITO

O projecto localiza-se na Aldeia de Martim Branco, pertencente à freguesia de Almaceda, concelho e distrito de Castelo Branco. Localizado no território montanhoso que é delimitado pelo rio Tejo e dois dos seus afluentes, Ocreza e Zêzere.  Cresceu entre serranias e vales, onde o afloramento de xisto tem uma presença forte na paisagem.

Com uma população com menos de meia centena de pessoas envelhecidas, assim como as suas habitações cada vez mais abandonadas, Martim Branco faz parte do processo de romanização, onde as invasões Bárbaras não alteraram a coesão da aldeia, tendo sido no período Muçulmano que a estrutura agrícola se modificou, mantendo-se até aos dias de hoje.

É património cultural, material e imaterial de todos estes séculos, as memórias que potenciam o desenvolvimento e revitalização da aldeia, bem como, os equipamentos comunitários, os fornos, as fontes e os moinhos de água que tem uma importância marcante na vida de Martim Branco, pois não existem largos nem praças, sendo estes os sítios de convívio para os habitantes da aldeia.


*​​​​​​​
IMPLANTAÇÃO
____________________
*​​​​​​​
IDEIA / CONCEITO

Utilização de símbolos tipicamente portugueses.
____________________
*
PLANTAS
____________________
.
*
ALÇADOS
____________________
*
DESIGN BY.


Filippa Bernardes


.........................................

TURISMO RURAL
Rural Tourism
Published:

Rural Tourism

'Martim Branco' for Rural Tourism is a project that belongs to the rehabilitation of a heritage.

Published: